8 de fevereiro de 2009

More em Deus!

Nossa cidade está crescendo rápido, como nunca antes. A cada dia que passa torres, conjuntos, prédios e todo tipo de construções habitacionais se levantam. Eu não sei o que vocês pensam a respeito disso, mas eu sempre fico me perguntando de onde é que vem tanta gente pra se morar em Aracaju, como também não sei até onde irá a gula das construtoras, que conseguem construir imensos edifícios até em solos de “ex-mangue”. O fato é que o setor cresce, e, se cresce, é porque as pessoas estão comprando casas próprias, alcançando o quase unânime sonho brasileiro de ter um lugar para chamar de seu. Uma casa de fato não é qualquer coisa; mesmo que seja pequeninha ou não tenha tudo o que seu dono deseja, ela se torna um dos maiores patrimônios que alguém pode ter. Não importa o tipo ou o tamanho, o luxo ou a simploriedade: a casa é asilo inviolável, conforme a Constituição Federal (art. 5º, XI).
“Todo homem precisa de um lugar para ir”, já disse Dostoiévski pela boca de um dos seus personagens de “Crime e Castigo”. Nada mais verdadeiro. Recarregar as baterias, ter um ponto de apoio, um lugar para confraternizar-se com os seus, e tantas outras coisas que fazemos em nossos lares são fundamentais para o andamento saudável da vida. Entretanto, se não temos um lugar para fazer tudo isso, ou, temos, mas não é um lugar sadio, hígido, nossas vidas correm sérios riscos de serem contaminadas pelas influências destruidoras de uma casa mal arrumada, suja, centro de conflitos e desassossegos. E se somos seres espirituais (pois somos um espírito que mora em um corpo de carne), logo, o lugar onde fazemos convergir a vida do nosso espírito é muito mais decisivo do que onde fazemos deitar o nosso corpo cansado no fim do dia. Então pergunto, onde fazemos o nosso espírito repousar? Onde habita o nosso espírito?
Alguns vivem no dinheiro e naquilo que podem comprar com ele. Passam a vida inteira tentando acumular riquezas, independente do que tenha que ser feito para que sua conta bancária atinja patamares dignos de Sílvio Santos. Curtem aquilo que pode ser comprado, e aquilo que não pode, tenta-se ora bolas! Roupas de marca, casas-castelo e viagens para os confins da terra vão tentando (sem sucesso) preencher o vazio da alma.Se não tiverem dinheiro no bolso chegam a ficar com traços depressivos. Outros vivem no sexo. “Ficar” e “Pegar” são esportes; pra qualquer lugar que se vá, sempre os olhos estão bem abertos para as “oportunidades”; afinal de contas, é bom mesmo e tem que se aproveitar enquanto se tem forças, é o que pensam. Há ainda alguns que vivem na vaidade, construindo reputações, aparecendo em televisões, programas de rádio, palcos, altares e púlpitos, adquirindo títulos, cátedras, honrarias, ou qualquer tapinha nas costas de um poderoso-chefão qualquer. Muitos outros lares de espírito poderiam ser citados aqui, e garanto que todos eles levariam ao mesmo fatal destino: a morte em todos os sentidos. Aprendamos com o homem segundo o coração de Deus, o rei Davi.
“Sê Tu minha habitação forte, à qual possa recorrer continuamente” (Salmo 71:3). Davi pedia ao Senhor para ser sua habitação! Se fosse um pedido jurídico, podemos dizer que o que Davi pedia era que o Senhor fosse o seu domicílio, porque este (segundo juristas) é o centro principal da sua atividade, com ânimo definitivo. O seu domicílio é onde você se estabelece com vontade de permanecer pra sempre. “Alegrei-me quando me disseram: ‘Vamos à Casa do Senhor! ’”; “Melhor é um dia nos Teus átrios do que mil noutro lugar; prefiro ficar à porta da casa do meu Deus a habitar nas tendas dos ímpios”. Fica claro que o domicílio (ou a habitação) do espírito de Davi era o próprio Deus e Sua casa. Até hoje não há rei em Israel mais respeitado do que o filho de Jessé, ao ponto do Messias ser conhecido como filho de Davi, e Jerusalém a sua cidade. O amor de Deus faz isso: apesar do pecado que habita em nós e da repugnância que isso causa aos olhos do Senhor, Ele ainda assim deseja que tanto moremos nEle como Ele more em nós.
O problema das pessoas hoje em dia (e, com grande tristeza, a maioria dos crentes também) é que a Casa de Deus e Ele mesmo não são vistos nada mais do que uma casa de veraneio, um posto de saúde espiritual ocasional, no qual cada um vai a busca de um remédio pra seu problema, neurose, endividamento, problema conjugal ou com os filhos, catarata, câncer, prisão de ventre ou todo e qualquer tipo de mal. Depois, quando consegue o que quer, dá as costas e vai embora com mais um bom serviço celestial prestado. E dar as costas não acontece só indo embora de fato: muito crente fica somente de corpo presente na Igreja, não se importando em crescer, dar testemunho, expandir o Reino ou tão-somente cultivar uma vida com Deus, mas não sai por medo de ser castigado ou para “não deixar de pagar a benção” (como se Deus precisasse disso). Não há erro nenhum em se buscar a Deus com esse intuito, pois Ele é Deus que cura a todos, e tem medicamento pra males físicos, mentais e espirituais. Ele governa sobre toda a humanidade e o Seu amor abarca todas as nações e povos, fazendo com que bênçãos e vitórias sejam derramadas sobre justos e ímpios, crentes, espíritas, católicos, ateus, etc. O verdadeiro problema é considerar o Pai e buscar Sua face apenas de vez em quando, só se achegando ao Seu colo quando a situação não tiver mais jeito aparente de se solucionar. Corre-se pra Deus quando “a coisa tá preta”, e pronto, acabou aí. Não pode ser assim! Davi sabia que Deus queria e quer nos ter a todo o momento. O homem segundo o coração de Deus elegeu, de forma consciente e com vontade dirigida, o Senhor como seu domicílio, como sua habitação.
Jovem, em nome de Jesus, ESCOLHA o Senhor como sua habitação; deposite nEle as suas vontades, os seus projetos profissionais, seu sonho amoroso, seus conflitos com outros, seus medos, suas amizades e sua família. MORE no Senhor; isso significa pegar tudo o que você tem, levantar e dizer: “Toma Pai, cuida disso pra mim. Eu só vou me preocupar agora em Te agradar e Te servir. Todo o resto o Senhor vai me dar porque Jesus assim falou. Como o Senhor não mente jamais, então eu topo.” Não saia de Deus. Só Ele tem a felicidade completa pra sua vida, e, principalmente, as palavras que dão a vida eterna. Pare de bancar o cigano, morando aqui e ali, ora no dinheiro, ora no sexo, ora em qualquer outro lugar. Viva em Deus e fique lá. Você não se arrependerá.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Gostei do tema, realmente é difícil entender e aceitar a doutrina cristã, somos rebeldes por natureza e nossa carne nunca irá se converter, é preciso ter muita coragem para RENUNCIAR a nós mesmos, às nossas vontades, aos nossos planos que estão carregados de pretensões materiais e carnais, enfim eu acabei de encontrá-lo, acredito que Deus é a razão do meu viver,e farei sim Dele a minha morada,buscaremos então a presença do SENHOR sempre!
    PAZ irmãos!

    ResponderExcluir