17 de julho de 2013

“E não vos embriagueis com chocolate…”

Quem fuma e quem bebe vai pro céu?
Quem faz essa pergunta geralmente não bebe nem fuma, nem nunca encostou em nada profano e/ou tóxico e precisa reafirmar o quanto é santo.
Minha primeira tendência aqui seria citar textos conhecidos da Bíblia, mas com certeza no final das contas, eu só conseguiria dividir vocês, amigos leitores em dois grupos. Os contra e os a favor. Essa não é minha intenção aqui, não vim pra dividir. Aliás, vim sim. Mas quero dividir sua cabeça, ao meio e te fazer pensar! Abaixo segue minha opinião, baseada no Evangelho de Cristo que tenho conhecimento até agora.
Impor o que é certo e o que não é, leva muitos líderes a um nível perigoso, onde suas ovelhas estarão condicionadas a esperarem um “sim” ou um “não” da boca deles antes de fazer qualquer coisa. E não é esse tipo de dependência que Jesus propôs que um liderado tivesse do seu líder. Jesus veio propor uma transformação de entendimento, não de hábitos. Aliás, primeiro muda-se o entendimento, depois, consequentemente, os hábitos. Alguns líderes querem transformar os hábitos das pessoas primeiro sem que elas tenham o mínimo entendimento do porque e pra quem estão fazendo aquilo. É de dentro pra fora, Cristo ensinou assim.
Dois bons e populares motivos bíblicos para não fumar/beber:
  • Vai zuar seu corpo, que é templo do Espírito
  • Pode escandalizar seu irmão, que é parte do mesmo corpo que você.
Vamos analisar só o primeiro motivo citado aqui em cima: Fumar e beber são nocivos à sua saúde, e você precisa cuidar do templo do Espírito. Tendo consciência de que você pode adquirir um câncer ou outra doença grave através desses hábitos, você os evita.
OK. Agora eu queria te propor um novo entendimento sobre saúde.
Especialmente pra você que calcula bem a quantidade de nicotina que o seu vizinho ingere por dia, mas não pára pra olhar no rótulo do seu miojo inofensivo de cada dia, que tem sódio o suficiente pra daqui alguns poucos aninhos te render doenças renais gostosas como galinha caipira e um AVC tão instantâneo quanto ele. Não estou exagerando, vai ler sobre isso, converse com qualquer nutricionista ou médico.
Não estou te jogando praga, nem desejo que você tenha isso, mas antes de julgar os maus hábitos pecaminosos do seu próximo se liga no que VOCÊ está fazendo com o seu templo santo que nunca bebeu nem fumou.
Vamos fazer um teste bem simples: Um mês sem Coca, fechado? Se só de pensar nisso você já se sentiu mal e logo rejeitou a ideia, sinto em lhe informar: você é um viciado e NADA, eu repito NADA, te faz melhor do que um viciado em qualquer outra coisa que a sociedade não exalta, e que a mídia não vende geladinha e deliciosa. Eu tenho a infelicidade de conhecer crentes que ficam sem COMER, mas não ficam sem Coca.
Três meses sem chocolate. Não dá né? Viciado.
Encare a realidade, você precisa se tratar. Ou não. Mas por favor, se resolver não se tratar PARE de falar mal e abominar com tanto fervor os fumantes, os alcoólatras, ou dependentes químicos. Porque você tá na mesma que eles, e pode morrer antes que eles. Deus não cheira os seus vícios e diz “hmmm, o dele cheira hambúrguer, mas o desse outro cara aqui cheira maconha. Maconheiro: vá pro inferno. Gulosinho: Papai te ama, deixa um pedaço pra mim”. Ele não vê, nem pensa, nem CHEIRA como nós! Graças a Deus!
Agora pegue seus argumentos vagos e egoístas como : “cigarro mata mais rápido” ou “como ela pode comparar cigarro com Coca-Cola?” e leva pra Deus. Pergunta pra um pai se ele curte mais ver um filho injetando 10 ml de veneno na veia, ou 100, se matando aos pouquinhos, ou de uma vez. Não é comigo que você precisa argumentar ou discutir nada. Dona da verdade eu não sou, e luto contra meus vícios todo dia. Tudo que escrevo aqui é primeiro pra mim e falo isso sem vergonha nenhuma, porque antes de saber que sou salva eu precisei me enxergar pecadora. Ninguém valoriza a graça se não precisa dela, certo?
O problema não está no vinho, nem nas drogas, nem no cigarro, muito menos no chocolate ou na Coca. O fato é que tudo que altera a sua capacidade de julgamento, que te entorpece em qualquer nível é condenado pela Bíblia.
Semana passada eu estava num nível de stress que falei pra mim mesma: “hoje eu me acabo no chocolate”
Normal né? Que mulher nunca fez isso na TPM? É uma fuga bem básica. Mas o Espírito Santo na hora me puxou pra perto e sussurrou: “filha, 10 minutos comigo hoje vão te fazer não precisar se acabar em nada. Não fuja pra aquela barra de 500g, que depois vai te trazer uma culpa mais pesada que isso e nada doce. Eu ofereço alívio e descanso. Meu abraço não te intoxica. Vem”
E esse convite se estende hoje pra você viciado em cocaína. Pra você que se afunda em pornografia ou pizza só porque teve um dia estressante. É pra você, alcoólatra que viu seu pai beber a sua infância toda e agora está na mesma, sem conseguir entender como entrou nessa. Pra você que precisa de 3 horas por dia de Facebook, se não morre. Você foge pra alguma dessas coisas enquanto precisava fugir pra Deus? Você se entorpece com alguma dessas coisas?
Deixe sua santidade tão popular dar umas voltinhas com a honestidade escondida dentro de você. O bom relacionamento das duas vai fazer MILAGRES em você.
“Portanto, ninguém será declarado justo diante dele baseando-se na obediência à lei, pois é mediante a lei que nos tornamos plenamente conscientes do pecado. Mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus, independente da lei, da qual testemunham a Lei e os Profetas, justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que creem. Não há distinção, pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus.” Romanos 3:20-24

Nenhum comentário:

Postar um comentário