27 de dezembro de 2008

REALIZAÇÕES NA TERRA X SONHO DO CÉU


É possível desejar que nossas realizações terrenas sejam satisfeitas? Sim, é possível. É possível, mesmo vivendo na Terra, sonhar com o lugar pelo qual o Senhor Jesus foi preparar morada para nós? Sim, é totalmente possível e até fundamental. Existe uma dicotomia ou divisão de duas idéias no meio no meio cristão no que se refere a esses questionamentos. Alguns anseiam em satisfazer as suas vontades que já foram planejadas pelos objetivos criados, com a intenção de viver uma vida regalada, confortável, tranqüila e financeiramente estabilizada. Outros entram num estado espiritual tão profundo, que acabam por se desligar de tudo que é tangível; vivendo, apenas, do sonho da vinda de Cristo. Falo que é um sonho, simplesmente porque a volta de Cristo ainda não aconteceu, mas como crente também almejo por esse acontecimento todos os dias da minha vida.
Estudando a palavra de Deus, ela nos revela no livro de Isaías no cap. 1 vers. 19 o que o próprio Deus diz:

“Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra.”.

Portanto, não há impedimento da parte de Deus em buscarmos prosperidade ainda nesta vida. Fazer planos futuros, ter metas a serem atingidas e buscar realizações humanas, nada disso é ilegítimo; a própria bíblia diz que se você QUISER essas coisas e OUVIR o que Deus lhe fala, vai conseguir realiza-las.
Por outro lado, existe uma admoestação do apostolo Paulo que não deve ser negligenciada, ele diz em 1 Coríntios 15:19 que:

“Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens.”

Em varias outros escritos do apostolo Paulo ele descreve como devemos permanecer sempre na esperança da volta do nosso Salvador. O aposto Pedro também revela qual deve ser a finalidade da nossa fé: a salvação da nossa alma (1 PEDRO 1:9). Com esses textos em mente, podemos entender que devemos viver na esperança em Jesus Cristo, do sonho com a eternidade e com uma fé finalizada na salvação.
Viver em busca das realizações pessoais pode não ser em um primeiro momento algo nocivo ao nosso relacionamento com Cristo, mas se essa meta a ser realizada passa a tomar toda a nossa atenção e domina todas as nossas atitudes, não há dúvidas de que pode não apenas estragar o nosso relacionamento com o Senhor, como pode nos fazer desviar da fé que temos nEle. A bíblia diz que o amor ao dinheiro é o princípio de todo mal (1 TIMÓTEO 6:10). O termo “dinheiro” pode ser substituído por qualquer outro que esteja significando “desejar ardentemente”, ou amar a essa tal coisa acima do amor de Deus. Quando isso acontece, o que era para ser benção se transformar em maldição.
É de Deus que estejamos vivendo espiritualmente transbordantes. É ótimo meditar nas coisas celestiais. Contudo, ainda vivemos nesse mundo e esse mundo ainda precisa de nós (crentes). Jesus disse que nós tínhamos que ir e pregar o evangelho a toda criatura, só que para fazer isso é necessário estarmos inseridos na sociedade, fazendo parte de grupos sociais. Não dá pra estar “vivendo no céu” quando ainda há tanto trabalho a fazer aqui. Ao invés de vivermos pensando somente na nossa salvação, deveríamos pensar naqueles que ainda se encontram enclausurados pelo pecado, acorrentados pelas paixões do mundo e alheios a vontade de Deus. Jesus diz no livro de Mateus no capítulo 24, quando fala a respeito da sua segunda vinda, que todos estarão fazendo os seus afazeres normais do dia-a-dia: quem trabalha no arado estará trabalhando no arado, quem lava roupas estará lavando roupas, quem dorme com o marido estará dormindo com o marido. Isto significa que ninguém deve deixar de viver ainda nessa terra, alegando que está apenas aguardando o grande dia em que virá o Senhor. O que Jesus nos alerta é para que estejamos vigilantes, para que naquele dia não sejamos pegos de surpresa assim como faz o ladrão.
Mas e agora, como resolver esse impasse? Buscar bens terrenos ou viver sonhando com os céus? A solução é óbvia: buscar o equilíbrio entre ambas as alternativas. Se existe o desejo de ser prospero materialmente falando, é preciso ouvir a voz de Deus e ele nos dirá, entre tantas outras coisas: que é preciso amar ao próximo assim como a nós mesmos, que bendito é o homem que confia no Senhor, que se confessarmos os nossos pecados Ele é fiel e justo para nos perdoar, que ainda não se viu nem se ouviu o que o Senhor tem preparado para aqueles que o amam. E para finalizar, uma palavra do Senhor Jesus que define perfeitamente toda essa problemática:

“Buscai, pois, em primeiro lugar, o reino de Deus e a sua justiça, e todas as demais coisas vos serão acrescentadas” (MATEUS 6:33).

Nenhum comentário:

Postar um comentário