10 de abril de 2010

A Obra é Crer Nele


“Então lhe perguntaram: ‘O que precisamos fazer para realizar as obras que Deus requer? ’ Jesus respondeu: ‘A obra de Deus é esta: crer naquele que ele enviou’.” João 6: 28,29


“A obra de Deus é esta: crer naquele que ele enviou.” Somos servos de um Senhor que só deseja ser crido. Tempos atrás já havia escrito e publicado um texto com o título: “Firmados em Deus ou firmados nas obras?”, mas recentemente, após já ter lido esse trecho muitas outras vezes, deparei-me com essa verdade impactante do versículo acima, e assim me veio ainda mais entendimento sobre o assunto.


Quantas vezes encontramos irmãos que com o coração sincero se “entregam” ao serviço “ministerial” porque julgam ser a “obra de Deus”. A maior obra de Deus somos nós, e tudo começa pelo crer nele. As obras de Deus estão no coração daquele que crê em Jesus, e sabe que Cristo veio do Pai para ser o reencontro de Deus com os homens. Qualquer um que se proponha a fazer qualquer coisa para Deus sem crer nessa verdade imutável, estará fazendo qualquer coisa, menos a obra de Deus. “A obra de Deus é esta: crer naquele que ele enviou”. Precisamos dizer isso constantemente pra que o nosso coração se abra para a Palavra. Aos Efésios o apóstolo Paulo diz que não é pelas obras que realizamos dia após dia que seremos salvos (ou seja, sairemos da morte para a vida), mas é pela graça, por meio da fé, que é dom do próprio Deus concedido a nós gratuitamente, sem merecimentos, nem pelos nossos muitos esforços. Por nossos esforços não chegaríamos nem na trilha do Caminho que leva ao céu. Só em Jesus, só por Ele, só por causa dEle.


Varrer a calçada da igreja, limpar os bancos, os banheiros, dançar, cantar, pregar e tudo o mais que se faça nesse ambiente que se denominou pelos evangélicos de “Casa do Senhor”, desculpem-me, mas não é obra de Deus. Porque a obra de Deus é crer nele. Quem não crê, quem não vive Deus plenamente, estará fazendo as obras que a religião requer, mas não as que o Pai requereu de nós. Todas essas coisas faladas anteriormente podem vir a ser obra de Deus, se elas não forem finalidades, pois o essencial é crer nele. Depois que cremos tudo passa a ser para Deus (até os meus momentos de alegria mais particulares), “porque dele por ele e para ele são todas as coisas”. Eu não varro a igreja para atingir Deus, ou para que Ele veja as minhas atitudes; eu faço porque fui atingido por Ele, pelo seu amor, e não faço para que Ele me veja fazer, faço porque vejo Ele fazendo em todo o tempo, e quero segui-lo e imitá-lo em tudo.


Quando o coração se abre para a Palavra e pela fé cremos nele, naquele que Deus enviou, no seu filho Jesus, tudo para nós passa a ser obra de Deus. Tudo será para nós resultado da graça do Pai, e assim faremos tudo para que o Reino dele se estabeleça onde nós estivermos e por onde formos passando e caminhando no chão deste mundo. Ao crer nele, nossos olhos se abrem para as verdades existenciais, e para a necessidade de sermos servos, assim como Ele nos ensinou, dando o exemplo de como ser. Quando cremos nele, e cremos de verdade, entendendo o que ele fez e faz por nós, nossas ações diárias vão sendo transformadas, pois o próprio Espírito Santo que Ele nos concedeu é quem nos habita, e é Ele, o Espírito, que irá nos guiando para toda boa obra.


O nosso chamado é para crer, e após crer não negar. Depois de crer, não podemos fingir que não entendemos, ou nos voltarmos contra a nossa consciência já doutrinada na verdade. É isso que a palavra chama de mentir ao Espírito Santo, em Atos capítulo 5, versículo 3. O chamado é crer e seguir nesse Caminho, pacificado no Senhor e confiante de que é Ele quem nos conduz, cientes de que o Espírito Santo é o Aio, é o nosso Educador nesta vida, se assim desejarmos que Ele seja. Existem pessoas que não entendem muito bem, e não acreditam ser tão simples assim: “Mas é só crer? Só isso?!”. É! Pura e simplesmente! Creia e não negue, creia e siga confiante em quem lhe conduz. Se assim for, saiba: Você não apenas fará as obras que Deus requer, mas terá as obras que Deus requer dentro de você e partindo de você para o mundo que lhe rodeia. Isso tudo, pois: “A obra de Deus é esta: crer naquele que ele enviou”.

Nele, siga crendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário