2 de junho de 2013

Fé e Obras

Ora, sem FÉ é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. (Hebreus 11:6)


A Fé é imprescindível na vida das pessoas, pois sem fé, como poderemos orar a Deus, se ao menos não cremos na sua existência? Ou simplesmente oramos a Deus porque nossos pais assim faziam e este ensinamento vem passando de geração em geração, significando mais um ritual do que uma oração verdadeira ao Deus Vivo que reina para todo sempre. E também a própria Bíblia diz que sem fé é impossível agradar a Deus.

Por outro lado, Jesus chama toda a responsabilidade para SI, deixando bem claro que somente através Dele é que nossas orações são ouvidas e executadas:

e tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu a farei (João 14:13 a 14)

E praticando boas obras, sem ter Jesus no coração, seremos salvos e teremos a vida eterna?

Infelizmente, a Palavra de Deus, diz que não, vejamos:

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie. (Efésios 2:8 a 9)

Jesus derramou seu sangue na Cruz do calvário, pagando o preço por nós, nos purificando de todo os nossos pecados e Ele é o nosso único Mediador , é a nossa Ponte, que liga a Deus.

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem,(I Timótio 2:5)

Quando recebemos o Senhor Jesus como Senhor e Salvador de nossas vidas, temos acesso ao Pai Celestial, através de seu Nome, não é maravilhoso?

Em Jesus temos este acesso glorioso e Deus deve ficar muito orgulhoso de Seu Filho que cumpriu todos os seus desígnios por amor de mim e de você.

Porém, além da Fé devemos ter obras, mas que obras são estas?

O apóstolo Tiago escreve a este respeito:

Que proveito há meus irmãos, se alguém disser que tem fé e não tiver obras? Porventura essa fé pode salvá-lo? Se um irmão ou uma irmã estiverem nus e tiverem falta de mantimento cotidiano, e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito há nisso? 

Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma.

Mas dirá alguém: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me a tua fé sem as obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. Crês tu que Deus é um só? Fazes bem; os demônios também o creem, e estremecem. Mas queres saber, ó homem insensato, que a fé sem as obras é inútil? Porventura não foi pelas obras que nosso pai Abraão foi justificado quando ofereceu sobre o altar seu filho Isaque? Vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada. (Tiago 2:14 a 20)

Neste contexto, ABRAÃO creu em DEUS, e sabia que o Senhor livraria seu filho da morte, pois havia Promessa por parte do Senhor e assim foi e ofereceu Isaque em sacrifício.

Abraão exerceu a FÉ PRIMEIRAMENTE e depois as obras.

Hoje, em Jesus, devemos Crer Nele e praticarmos os seus ensinamentos ,executando com amor e dedicação tudo aquilo que o Senhor propôs nos nossos corações.

Que possamos ter Fé em Deus e praticarmos também as obras, para que em tudo o Nome do nosso Senhor Jesus seja glorificado, para a honra e Glória de Deus

Deus os abençoe