13 de novembro de 2008

"Jogue duro e Deus lhe ajuda!"

Andar de ônibus tem o seu lado bom e o seu lado ruim. Este lado acredito que todos os que se utilizam do transporte público conhecem tão bem quanto eu: a demora dos carros, os "aperto", a passagem que sempre aumenta, e tantos outros fatores que encheriam tranquilamente mais umas 20 ou 30 linhas. Todavia, como disse, há um lado bom nisso, pois me sinto experimentando a vida como ela é, sem fantasias ou idealizações. Aprendo com aquilo que vejo e ouço lá dentro, pois lá vemos as pessoas "de verdade", e não aquelas falsamente forjadas para marketing. Quem se isola se rebela contra a sensatez (Pv. 18); logo, ao se conviver com outros adquire-se sabedoria. Acredito que há um lado bom em tudo o que acontece em nossas vidas; o que cabe a nós é ter sabedoria para aprender com aquilo que vemos, ouvimos, fazemos ou não fazemos, lembrando sempre de jogar fora o que é ruim e reter apenas aquilo que é bom, conforme nos ensina a Palavra em 1Ts. 5:21. A vida é curta demais pra se aprender tudo apenas com a nossa experiência; ser sábio também é saber extrair ensinamentos com as vidas alheias, suas histórias, suas ações.
Era em torno de meio-dia e o "busão" não estava aquela lata de sardinha, mas tinha a sua "cota de enchimento" razoável. Graças a Deus eu consegui ir sentado, e do meu lado estavam sentados dois senhores, ambos aparentemente na casa dos 50 anos, com roupas simples e usadas, um modo de falar tipicamente nosso, cheio de gírias e "oxentizado", daqueles que nos fazem rir sem parar (eu mesmo ri que me acabei em muitos trechos da conversa). Enfim, dois homens muito comuns.
Começaram a conversar sobre os mais diversos assuntos, tais como a chegada de Lula ao poder, os nomes dos "guris" hoje em dia estarem se americanizando, a criminalidade, etc. Mas um desses tópicos da prosa entre os cumpadres foi que me fez ouvir com mais atenção ainda. O que estava ao meu lado começou a contar sobre sua vida, dizendo que quando era criança o governo não dava passagem de ônibus, nem livros, nem bolsa-escola, nem nada, e hoje as crianças tem tudo isso nas mãos e a maior parte delas não tem um mínimo de compromisso com seu futuro e com seus estudos. O outro então comentou: "-Mas alguns deles [das crianças e das pessoas em geral] não tem como ir pra escola porque não têm dinheiro". Nessa hora achei que o outro ia baixar a bola com um argumento tão realístico e forte, e pensei que a réplica seria em um tom tipo "É né? É assim mesmo, fazer o quê?". Fui surpreendido quando a resposta veio: "- Eles podem não ter dinheiro, nem roupas, mas eles tem 'coisa' muito melhor. Deus não lhe deu dois braços? Não lhe deu duas pernas? Não lhe deu vida? Pois então, ser humano, vá atrás do que você quer! Vá trabalhar! Você acha que Deus vai ficar mandando as coisas pra você sem que você faça nada?! Num é assim não, ser humano! Jogue duro que Deus lhe ajuda!". Aquilo foi uma bomba. Fiquei impressionado com tanta coisa condensada em uma só resposta. Acho que eu poderia tranquilamente escrever mais uns 2 ou 3 textos sobre aquilo, tamanha sabedoria contida naquele comentário. Comfesso que no exato momento eu desconfiei daquele senhor, pois eu não tinha aceitado aquilo prontamente, mas depois eu percebi que ele estava certo.
Quando aceitamos a Cristo como Senhor e Salvador, nos tornamos filhos de Deus e entramos em uma igreja, desenvolvemos uma forte tendência de achar que tudo agora será fruto única e exclusivamente das ações de Deus, afinal, Ele cuida de nós, não é mesmo? E com esse pensamento acabamos ficando inertes, parados, com as mãos abertas e olhando para o céu, orando e pedindo sempre mais, e nos esquecemos de como Deus é bondoso por já ter nos dado muito mais do que merecemos e de como ele é justo.
O que mais me chamou atenção foi relembrar um princípio, uma lei que Deus institui no Universo: o princípio da semeadura, ou seja, o colher aquilo que se planta (Newton também descobriu isso lá na Física e chamou de Lei da Ação e Reação). Eu não vou conseguir nada na vida se não empenhar minhas forças e meu tempo naquilo que eu desejar. Só um exemplo, em um concurso, Deus não vai me dar a vaga de alguém que estudou mais do que eu, se dedicou e se empenhou mais do que eu só porque eu sou filho dEle e o outro não é. Deus é justo e não faz nepotismo, nem simples, nem cruzado, nem de jeito algum. Todas as ferramentas que precisamos pra vencer o Senhor já nos deu, e ainda mais! A vitória já pertence a nós, porque Jesus já venceu o mundo (Jo 16:33); apenas o que nos resta é lutar, usar os nossos dois braços e duas pernas (como disse aquele senhor) e perseguir nossos alvos. Tudo aquilo que vier às minhas mãos para que eu faça, devo fazer com toda a minha força (Ec 9:10).
Jovem, não se iluda; se você quer ter sucesso na sua vida, em qualquer aspecto que seja, plante, ou seja, invista, trabalhe, gaste tempo, dinheiro e qualquer outro recurso nisso, e Deus proverá o colhimento. Creia na sua vitória, "jogue duro e aí Deus lhe ajuda".

Um comentário:

  1. Thyagãoo!! Esse texto ficou show cara. Essa sua forma totalmente particular e inteligente de escrever é digna de elogios.
    Ahhh, tive q abrir esses comentários... ninguém comenta nossos textos velho, kkkk.
    Grande abraçooo
    É muito bom ser seu amigo!

    Ass: Igor Rodrigues

    ResponderExcluir