11 de fevereiro de 2010

Arrependimento: Como lidar com o pecado

“O arrependimento é responsabilidade nossa. Todos nós somos pecadores e precisamos aceitar Jesus como nosso Salvador e Senhor"

“Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. Pois para vós outros é a promessa, para vossos filhos e para todos os que ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor, nosso Deus, chamar.” (At 2.38-39.)

“Digo-vos que, assim, haverá maior júbilo no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento. Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma, não acende a candeia, varre a casa e a procura diligentemente até encontrá-la? E, tendo-a achado, reúne as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque achei a dracma que eu tinha perdido. Eu vos afirmo que, de igual modo, há júbilo diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.” (Lc 15.7-10.)

“Portanto, eu vos julgarei, a cada um segundo os seu caminhos, ó casa de Israel, diz o SENHOR Deus. Convertei-vos e desviai-vos de todas as vossas transgressões; e a iniquidade não vos servirá de tropeço. Lançai de vós todas as vossas transgressões com que transgredistes e criai em vós coração novo e espírito novo; pois, por que morreríeis, ó casa de Israel? Porque não tenho prazer na morte de ninguém, diz o SENHOR Deus. Portanto, convertei-vos e vivei.” (Ez 18.30-32.)

Arrepender-se de seus pecados – este é o primeiro passo para alguém se tornar cristão ou filho de Deus. Nos textos originais – grego e hebraico – encontramos as seguintes palavras traduzidas por arrependimento, em nossa língua: metanoia – que significa mudar de mente, ou mudar de curso depois de uma nova percepção da situação.

“Daí por diante, passou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus.” (Mt 4.17.) “[...] Dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho.” (Mc 1.15.)

A segunda palavra é shub – que significa “voltar atrás”, ou seja, fazer uma meia volta em nossa experiência (1Rs 8.47; Ez 14.6). Hoje, a palavra arrependimento significa simplesmente estar sentido pelo que fizemos, ou apenas lamentando algo. Como vimos, na Bíblia essa palavra tem um significado muito mais profundo que este. De fato, arrepender-se é o primeiro requisito para alguém se tornar um discípulo de Jesus.


O que é o verdadeiro arrependimento ?

É uma virada de 180 graus em nossos pensamentos e ações.

a) Quando mudamos nossos pensamentos

Há um reconhecimento de que o que nós somos em nós mesmos é profundamente detestável diante de um Deus santo.


b) Quando mudamos nossas ações

Nós nos voltamos para Deus e abandonamos toda desobediência, egoísmo e rebelião. Nós nos afastamos do pecado e submetemos nossas vidas a Deus, fazendo de Jesus o Senhor de nossas vidas.

O arrependimento é responsabilidade nossa. Todos nós somos pecadores e precisamos aceitar Jesus como nosso Salvador e Senhor. Na cruz, Jesus fez a sua parte, pagando pelos nossos pecados e restaurando a nossa relação com Deus. Todavia, cada um de nós precisa fazer a sua parte, ou seja: arrepender-se dos pecados e receber a Jesus como Senhor e Salvador. Deus nada mais pode fazer; o restante é por nossa conta.


Três elementos importantes no arrependimento

a) O arrependimento envolve o entendimento


O arrependimento envolve o reconhecimento do nosso pecado e de como ele é perverso aos olhos de um Deus santo. Deus quer que encaremos nosso pecado e o comparemos com a sua santidade. Ele quer que vejamos a nossa real condição diante dele. Somente quando nos conscientizamos de nossos pecados é que podemos render as nossas vidas em suas mãos. O Espírito Santo mostranos essas coisas, principalmente enquanto lemos a Palavra de Deus.

b) O arrependimento envolve emoção

Se reconhecermos verdadeiramente nosso estado diante de Deus, teremos uma reação emocional poderosa (Is 6.5). Isso envolverá uma sensação profunda de tristeza e pesar (Sl 51.9). Sentiremos o peso de tudo aquilo que está errado em nossas vidas. Esse sentimento só pode ser verdadeiramente removido quando recebermos o perdão de Deus (2Co 7.9-10). A tristeza para o arrependimento conduz-nos a um estado no qual podemos receber a Palavra de Deus e sermos salvos.

“[...] agora, me alegro não porque fostes contristados, mas porque fostes contristados para arrependimento; pois fostes contristados segundo Deus, para que, de nossa parte, nenhum dano sofrêsseis. Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte.” (2Co 7.9-10.)

c) O arrependimento envolve vontade

Arrependimento é uma mudança de mente, de coração e propósito. De fato, o arrependimento muda a direção inteira da vida de uma pessoa. É conversão. É uma mudança de rumo, o começo de uma nova vida inteiramente vivida debaixo do poder de Deus. A iniciativa para esse ato de arrependimento começa com Deus. A partir daí, ele nos mostra nossa necessidade e nosso estado diante dele. Todavia, cabe a nós responder a essa revelação (Rm 2.4).


O poder do perdão

O arrependimento não vem sozinho – o perdão é seu irmão gêmeo. Depois de descobrirmos nosso estado deplorável diante da santidade divina, precisamos experimentar a grandeza do amor de Deus e de sua misericórdia. Ele nos deu o seu único Filho, para que obtivéssemos seu perdão. Foi um alto preço. No entanto, isso apenas revela o quanto Ele nos ama (1Jo 1.7-9).

“Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado. Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” (1Jo 1.7-9.)

A única maneira de sermos livres de nossos pecados é pela confissão de nossos lábios. Deus nos perdoará, se confessarmos a Jesus como nosso Senhor e Salvador. Quando fazemos isso, Ele se esquece do nosso passado pecaminoso e apaga da memória nossos pecados. Por isso, já não há mais lugar para qualquer condenação ou culpa, porque Deus, em Cristo, já nos perdoou (Rm 2.4).


:: Por Pr. Aluízio Antônio.
Fonte: Jornal Atos Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário