8 de dezembro de 2009

O Bom da Vida


Eu gosto da praia. Até do cheiro do bronzeador, do sol forte nas costas, da areia sujando tudo, dos milhões de “lutadores” ambulantes oferecendo suas mercadorias, das belezas que se revelam num ambiente tipicamente tropical. Esse é o meu gosto, ninguém precisa gostar disso; mas todos precisam gostar de alguma coisa ou de coisas que fazemos nessa vida. Gostar mesmo, falando com boca cheia. Tem gente que diz que gosta só pra dizer que gosta de alguma coisa, ou pra acompanhar o gosto de outrem. Tem gente que não vê gosto na vida! Tem gente, muita gente, sem sal e sem graça! Vida insossa, vida sem gosto, vida sem apetite!

Não discuto gosto, mas a falta de gosto ou falta do que gostar. Ter prazer não é pecado. Ter desejo não é coisa do demo. Deus teve prazer em dar o seu filho por amor de todos. Ou alguém acha que Deus fez isso com a cara emburrada?! Eu vejo Deus na cruz dizendo: “Vem pra mim meu filho!” E isso com sorriso nos lábios. Tem gente que faz tudo de cara feia, tem gente que vive com cara de limão. Azedo! Chega trava na boca. Encontrar graça na vida é o que fazem todos os que sabem que tudo já nos foi dado pra viver. Todos os agraciados vivem “agraciando” por aí. Não foi e não será preciso a ninguém construir uma vida, pois só a um construtor e Ele já fez todas as construções interiores e exteriores ao homem. Não construa uma vida porque você não vai conseguir; apenas viva essa sua. Como viver? Escolhendo o bom da vida! E o melhor é que o seu “bom” só se encaixa na sua vida. Não viva a vida de ninguém, e nem deixe ninguém viver a sua. Vá e faça! Vá e veja! Vá e sinta!

Quando acordo triste e sem prazer na vida, fazendo tudo como fazem os desgostos, “empurrando com a barriga”, sinto-me como um filho ingrato. Não hesito em mudar o dia quando amanheço assim. Não penso duas vezes quando a oportunidade de virar a cueca me é dada. Não, não aceito viver como vivem os sem graça dessa terra. Eu sou e estou cheio de Graça, não a do palhaço, mas a de Jesus mesmo! Sendo assim, já não me permito passar nem um dia com cara de descontente, pois o contentamento me habita; já não aceito viver com cara de limão, pois Jesus já fez da minha vida uma boa e gelada limonada; já não tolero não ver o que está posto, pois um banquete me foi preparado.

O bom da vida é gostar dela. Consciência em fé; é tudo que se requer para assim viver. Sem regras de bem-viver, nem de guias de auto-ajuda. Apenas sabendo do que se gosta, gostando do que só faz bem a você e aos que lhe rodeiam, e vivendo, você mesmo, o gosto gostoso da vida. Essa é a receita, mas o tempero fica ao seu critério.


Tenha bom apetite!



Nenhum comentário:

Postar um comentário