Aimee Elizabeth Kennedy
Nasceu em Ingersoll, Ontário, Canadá, em 9 de outubro de 1890.
Converteu-se aos dezessete anos e foi casada com o evangelista Robert Semple, com o qual seguiu como missionária para a China.
Seu marido foi acometido de malária e pouco tempo depois Aimee foi obrigada a voltar aos Estados Unidos, viúva e com a filha recém-nascida em seus braços.
Em 1917, iniciou sua maratona pelos Estados Unidos com várias campanhas em diversas cidades do país. Em 1922, durante um culto na cidade de Oakland, ela recebe a visão do evangelho quadrangular, termo que daria nome à igreja por ela fundada em janeiro de 1923, com a inauguração do Angelus Temple, em Los Angeles, Califórnia.
Aimee faleceu em setembro de 1944. Seu filho Rolf McPherson assumiu a presidência da igreja, que hoje é exercida pelo Reverendo Paul Risser.
Durante seu ministério Aimee não apenas fundou a Igreja Internacional do Evangelho Quadrangular e o Angelus Temple, ela também foi responsável:
1-Pela criação do Life Bible College e da Torre de Oração, na qual diversas pessoas se revezavam em turnos de duas horas para que houvesse um clamor a Deus 24 horas por dia.
2-Pela inauguração da terceira estação de rádio de Los Angeles, a KFSG (Call FourSquare Gospel).
3-Pela fundação da Cruzada Internacional do Evangelho Quadrangular.
4-Pela organização do departamento de Assistência Social do Angelus Temple, o qual alimentou e vestiu cerca de meio milhão de pessoas durante a Depressão e a Segunda Grande Guerra.
5-Pela publicação de diversas revistas e periódicos, além da elaboração de diversos livros, peças, óperas sacras, músicas (incluindo o Hino Oficial da Igreja do Evangelho Quadrangular) e sermões.
A Igreja do Evangelho Quadrangular se encontra hoje em 107 países ao redor do mundo. Sua sede mundial é localizada em Los Angeles, Califórnia (EUA), mas ela funciona de forma autônoma em cada país.
A Igreja do Evangelho Quadrangular, baseada na Bíblia, tem um enfoque profundamente Cristo-cêntrico e é uma das igrejas pentecostais pioneiras do avivamento carismático do início do século XX.
Mantendo firme sua dedicação pela evangelização do mundo, nasceu da vontade do Espírito Santo e não de uma divisão ou cisma de igrejas e se conserva unida para a glória de Deus.
Concebido no coração do Pai, o evangelho quadrangular é uma mensagem gloriosa, sólida como a rocha, o mesmo Jesus Cristo sobre o qual está fundamentado.
Seus quatro temas predominantes se estabelecem na mesma Bíblia:
1 - SALVAÇÃO
Símbolo: A CRUZ
Jesus Cristo Salvador
2 - BATISMO COM ESPÍRITO SANTO
Símbolo: A POMBA
Jesus Cristo o Batizador
3 - CURA DIVINA
Símbolo: O CÁLICE
Jesus Cristo o grande médico
4 - SEGUNDA VINDA DE NOSSO REI
Símbolo: A COROA
Jesus Cristo o rei que há de voltar
Os evangelhos são biografias de Jesus e cada um apresenta Jesus de uma forma diferente, a saber:
Mateus - apresenta Jesus como Rei;
Marcos - apresenta Jesus como servo de Deus, o médico divino;
Lucas - apresenta Jesus como Filho do Homem - O Salvador;
João - apresenta como Filho de Deus - O Batizador
Pode-se comparar o Evangelho Quadrangular a uma jóia rara com quatro facetas principais, além de muitas outras, tais como: doutrina sobre trindade, Escrituras, Batismo nas águas, etc...
É uma jóia de rara beleza que encerra um simbolismo em suas cores diversas. Assim como o raio do Sol que ao bater nas nuvens se decompõem em sete cores formando o arco-íris, assim também a luz de Cristo ao bater na cruz do Calvário decompões-se em quatro cores que são:
* Escarlate brilhante - para a salvação da alma - representa o sangue de Cristo por nós derramado.
* Ouro faiscante - para o batismo com o Espírito Santo - tipificando o fogo celestial do Espírito Santo.
* Azul cintilante - para a cura divina - simboliza a cor do céu, de onde vem a cura divina.
* Púrpura resplandescente - para a vinda do Rei - tipifica a realeza de Cristo.
A Igreja do Evangelho Quadrangular é:
- Interdenominacional em espírito. Isto é, pentecostal, sem preconceitos contra outras denominações.
- Evangélica na mensagem. Enfatiza a disposição doutrinária acerca de Cristo nos quatro evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João).
- Internacional no projeto. Sua visão reside em pregar o evangelho no mundo todo. (Marcos 16:15)
Quatro Evangelhos?
Na verdade existe apenas um evangelho, que é o Evangelho de Cristo, ou seja, a Bíblia; entretanto o que se têm são quatro bibliografias de Cristo, levando-se em conta quatro ângulos de visão dos quatro ângulos de visão dos quatro apóstolos escritores.
Acreditamos e pregamos a Bíblia por inteiro pois ela toda é a palavra de Deus, no entanto o que se observa é que todo propósito de Deus, em Cristo, para com o homem, seja cura, libertação, salvação, prosperidade, batismo entre outras, sempre enquadraram-se em uma destas faces quadrangulares.
A própria Bíblia é o Evangelho Quadrangular, pois, mostra Cristo com seus quatro ministérios básicos: Salvador, batizado com Espírito Santo, médico por excelência e o Rei que voltará.
Mas Jesus não estava no Velho Testamento?
Não estava entre nós como homem, estava no céu, junto com o Pai, assim como está agora.
O Velho Testamento nada mais é do que a preparação para a vinda de Cristo à terra com ser humano, é a história da semente da mulher (Gênesis 3:15), semente que pisaria a cabeça de serpentes (satanás).
Orgulho de ser quadrangular =)
ResponderExcluirAimee é um exemplo. Responsa pra nós, mulheres 'quadrangular' ;)
ResponderExcluiramei saber tudo isso me ajudou a entender o que o evangelho representa na vida de muitos cristaos e pessoas q nao seguem a cristo q a salvação e de todos e nao so de um ser humano.
ResponderExcluir